Biografia:
Amy Jade Winehouse (Londres/GB, 14 de setembro de 1983) nasce em uma família classe média de origem judia e com tradição musical ligada ao jazz. Durante sua infância, no bairro suburbano de Southgate, presencia uma série de abusos do pai (o motorista de táxi Mitchell) perante sua mãe (a farmacêutica Janis) - entre eles o fato de manter abertamente um caso extraconjugal com a mulher com quem virá a se casar novamente em 1996. Aos 10 anos, forma seu primeiro grupo musical amador, influenciada por grupos norte-americanos bastante populares na época, como TLC (r&b) e Salt N'Pepa (rap). Aos 13, ganha sua primeira guitarra elétrica e aos 16 passa a se apresentar profissionalmente como cantora, ao lado do namorado e cantor de soul Tyler James.
Em 2003, lança seu primeiro álbum, Frank, no qual já retrata em suas letras de extremo cunho pessoal, contando o que passara e vivera e até então. O disco de estréia - cujo título faz referência ao cantor e ator Frank Sinatra - é produzido pelo tecladista e produtor de hip hop Salaam Remi e vem influenciado pela música negra norte-americana (jazz, blues e r&b). Amy ganha disco de platina dupla por ultrapassar a marca de 600 mil cópias vendidas somente no Reino Unido e obtém quatro singles de sucesso ("Stronger Than Me", "Take The Box", "In My Bed"/"You Sent Me Flying" e "Pumps"/"Help Yourself"). Em 2004, o trabalho também recebe uma indicação para o Mercury Music Prize, a premiação oficial do mercado fonográfico britânico. A mesma imprensa que publicara excelentes críticas, ressaltando o vocal contralto de Amy, começa a questionar seu comportamento em público, inclusive pelo fato de estar bêbada durante muitos shows e apresentações em televisão.
Em 2006, seu empresário sugere que a cantora se interne em uma clínica de reabiltação passe por um período de desintoxicação. Winehouse não só não atende o pedido, como ainda debocha dele compondo a música "Rehab", que virá a ser o maior sucesso de sua carreira e o carro-chefe de seu segundo álbum, Back To Black, lançado em outubro. Com o DJ, multi-instrumentista e produtor Mark Ronson trabalhando em conjunto com Amy e Remi, as heranças do jaz dão lugar a sonoridades dos anos 50 e 60 (rock'n'roll, soul, girl groups, ska), reforçando a veia vintage. Artistas como Prince e Arctic Monkeys regravam faixas do disco, que leva a cantora ao mega-estrelato em 2007 com outros quatro singles ("You Know I'm No Good", "Back To Black", "Tears Dry On Their Own"e "Love Is a Losing Game"). Vários prêmios importantes são conquistados na Europa e nos Estados Unidos, como o Brit Awards e o Grammy (em cinco das seis categorias às quais concorre).
Toda a trilha de sucesso aberta por "Rehab", porém, escancara uma série de problemas pessoais de Winehouse - o vício passa a ser o mote central de todas as suas entrevistas, ao lado seus problemas de depressão e distúrbios alimentares. No dia 18 de maio de 2007, ela se casa com o namorado Blake Fiedler-Civil, com quem passa a ter um casamento turbulento, movido a brigas, discussões e o consumo de drogas. Após a prisão de Blake (condenado a 27 anos de reclusão por agressão e tráfico de drogas), os escândalos em manchetes sensacionalistas passam a ser quase semanais, com turnês interrompidas, shows cancelados, vistos negados, divulgação de fotos e vídeos em situações bastante constrangedoras, projetos descartados no meio do caminho (como a gravação da música-tema para um dos filmes do prsonagem 007) e declarações polêmicas de seus pais, que temem pela sua morte acidental ou por suicídio.
Em junho de 2008, após um desmaio, exames médicos revelam que a artista possui arritmia cardíaca e ainda um início de enfisema pulmonar, causado pelo consumo excessivo de cigarros e crack. Amy diminui o ritmo profissional para iniciar um rigoroso tratamento de saúde e desintoxicação. Desde então, vem passando uma longa temporada na iha caribenha de Santa Lúcia, para se livrar de vez das drogas, mas continua exagerando no álcool.