Pela primeira vez com seus principais jogadores, o Santos foi derrotado pelo Flamengo por 5 a 4, na Vila Belmiro, nesta quarta-feira, pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro, após estar vencendo por 3 a 0. O jogo teve um duelo a parte entre Ronaldinho e Neymar.


Ronaldinho passa por Edu Dracena durante clássico na Vila
Ronaldinho passa por Edu Dracena durante clássico na Vila
O flamenguista fez três gols --o primeiro, quarto e o quinto da equipe-- e deu assistência para o terceiro tento, marcado por Deivid. O segundo gol do Flamengo foi de Thiago Neves, outro destaque do jogo, enquanto Deivid ainda teve um gol anulado por impedimento quando o jogo estava 3 a 2.
Já craque santista fez dois gols e participou de outros dois. Iniciou a jogada do primeiro e deu assistência para o segundo. Depois marcou duas vezes. Ainda sofreu pênalti que foi desperdiçado Elano --ele tentou a cavadinha e Felipe defendeu, fazendo "embaixadinhas" em seguida.
O resultado deixa o Santos na 16ª colocação, com 11 pontos, ainda fora da zona de rebaixamento. Já o Flamengo é o terceiro, com 24 pontos --quatro atrás do líder Corinthians--, e continua invicto na competição.
O Santos volta a campo no domingo para enfrentar o Atlético-PR, em Curitiba. Já o Flamengo vai jogar no sábado contra o Grêmio, no Rio.
Felipe faz "embaixadinhas" após defender pênalti cobrado por Elano
Felipe faz "embaixadinhas" após defender pênalti cobrado por Elano


O JOGO




Com seus principais jogadores presentes, Santos e Flamengo fizeram uma das melhores partidas do Brasileiro. Os times fizeram poucas faltas e apostaram na velocidade e na criatividade de seus jogadores.
Logo aos 4min o Santos abriu o placar. Neymar fez jogada pela esquerda e tocou para Elano. O meia lançou Borges na área, que bateu rasteiro e marcou. Aos 15min, o time praiano ampliou. Ganso lançou Neymar na área. Após uma tentativa de finalização dar errado, ele cruzou para Borges marcar de novo. Dez minutos depois o Santos fez o terceiro. Neymar tabelou com Borges e ficou com a bola na intermediária. Passou por três jogadores do Flamengo e fez um golaço.
Apesar de sofrer três gols, o Flamengo não estava mal na partida. O time buscava o gol pelo lado direito do ataque, aproveitando falha de marcação de Léo. Luiz Antônio era o principal articular de jogadas por aquele setor. Aos 28min, ele cruzou, Rafael falhou ao não segurar a bola e Ronaldinho diminuiu. Três minutos depois, em jogada parecida, o Flamengo marcou o segundo. Léo Moura cruzou e Thiago Neves, na pequena área, desviou de cabeça.
O Santos teve a chance de marcar o quarto gol no primeiro tempo. Neymar foi derrubado por Willians dentro da área. Na cobrança, Elano bateu com cavadinha e Felipe defendeu. O goleiro fez "embaixadinhas" após a defesa e foi vaiado pelos santistas. No minuto seguinte, Ronaldinho cobrou escanteio da esquerda e Deivid empatou, ao desviar a bola de cabeça na primeira trave.
Logo no início do segundo tempo, Neymar deixou o Santos em vantagem novamente. O atacante recebeu a bola dentro da área, se livrou da marcação de David Braz bateu no gol, outro golaço.
O jogo seguiu equilibrado, com os dois times buscando o gol. O Flamengo chegou ao empate em cobrança de falta de Ronaldinho, aos 23min. Ele cobrou falta por baixo da barreira e marcou para a equipe carioca.
Ronaldinho ainda fechou a noite com mais um gol --seu terceiro-- aos 36min. A jogada começou com Deivid, que tocou para Thiago Neves. O meia achou Ronaldinho na área, que bateu na saída de Rafael.