É possível instalar um sistema operacional pelo pendrive? 






O assunto tratado hoje diz respeito à formatação e instalação de sistemas operacionais em computadores que não possuem drive de CD/DVD. Essa pergunta foi enviada por um usuário, mas com certeza tem muita gente por aí que já se deparou com um problema do tipo.
O drive de CD/DVD é uma peça importante no computador, mas nem sempre está presente na máquina. Isso acaba exigindo certo jogo de cintura por parte dos usuários para conseguir realizar tarefas simples, como instalar programas.
O que muitas pessoas não imaginam é que existem alternativas ao drive de CD/DVD. É possível, inclusive, instalar sistemas operacionais e formatar HDs sem ele.

Sim, é possível instalar um sistema operacional através do pendrive. O processo é um tanto trabalhoso, mas, quando não há outra solução, só resta ter paciência. Porém, apesar do trabalho, não é muito difícil fazer com que seu pendrive vire um “instalador” de sistemas.
A primeira coisa a se fazer é ter a imagem ISO do sistema operacional desejado. Nesse tutorial, o sistema escolhido foi o Windows 7, mas você pode fazer isso com qualquer sistema operacional, é só ter a imagem dele no computador.


Pré-requisitos


  • Pendrive de 4 GB (ou capacidade suficiente para comportar o SO desejado);
  • Imagem ISO do SO desejado (caso não seja uma distribuição Linux listada pelo YUMI);
  • YUMI, para tornar seu pendrive bootável.

Faça você mesmo


1. Conecte o pendrive em uma porta USB do seu computador e execute o YUMI. Não é necessário instalar o programa, basta executar o arquivo dele.
2. Em "Step 1", indique a letra do pendrive com cuidado para não escolher o disco errado. Você pode marcar a opção "Show ALL Drives" para listar todos os drives do computador, mas não é muito recomendado, uma vez que o usuário pode se perder em tantas letras e escolher o dispositivo errado.
                            Nesse caso, o pendrive está indicado pela letra E.
3. Ao selecionar o drive, o YUMI lista várias distribuições Linux em versões variadas. Ele também lista softwares especiais de segurança, para identificar malwares antes da inicialização do Windows, por exemplo. Ao escolher uma dessas distibuições, você pode marcar a caixa "Download the iso" para que o programa baixe a imagem, caso não a tenha no computador.
                        Escolha uma distribuição ou indique um arquivo ISO que você já tenha.
4. Caso não queira uma das distribuições listadas, você deve ir até o final da lista e marcar a opção "Try an Unlisted ISO". Em seguida, clique em "Browse" e indique o arquivo com a imagem.
                            Caso queira uma ISO de outro sistema, marque essas opções.
5. Antes de criar o pendrive, ele precisa ser formatado. Caso o seu não esteja, marque a opção "Format". Não se esqueça: com a formatação do pendrive, todo o conteúdo dele é perdido. Logo, faça um backup se necessário.
O YUMI formata o pendrive.
6. Agora é só reiniciar o computador, acessar as configurações de inicialização (que são diferentes em cada computador) e solicitar que o boot da máquina seja feito por meio do pendrive.
Quem prefere outros programas para emular imagens de disco ou mesmo criar arquivos ISO pode ficar à vontade para usá-los. Para ficar ainda mais por dentro de assuntos como formatação, gravação de CD/DVD, programa de mídia, etc., aí vão alguns artigos que tratam desses temas: